Início > Artigo, Farmacologia > Óxido Nítrico

Óxido Nítrico

O Óxido Nítrico  ou NO cada vez toma mais a atenção dos farmacologistas, por descobertas de seu envolvimento em vários processos fisologicos importantes como inflamação, controle da pressão arterial, neurotransmissão entre outros.

O NO pode ser sintetizado no organismo por uma enzima chamada Óxido Nítrico Sintetase (NOS). Existem 3 isoformas conhecidas desta enzima: (I) A nNOS ou NOS I, que está presente em neurônios; (II)   A iNOS ou NOS II, que é uma forma induzida, ou seja, tem sua sintese estimulada  em certas ocasiões como na inflamação ou lesão vascular, e geralmente é expressa em macrofágos, celulas musculares lisas e células endoteliais; (III) E a NOS III ou eNOS que é expressa constitutivamente no endotélio vascular, miocitos cardiacos, osteoblastos e osteoclastos.

A NOS é ativada quando ligada ao complexo Ca+2-Calmodulina. Desta forma, esta enzima ativada cataliza a reação da L-arginina +  O2 , presentes no citoplasma celular, em NO e Citrulina.

O NO sintetizado nas celulas do entelio vascular, são difundidos pelo musculo liso vascular, onde ativarão a enzima Guanilato ciclase, que estimulará a formação de GMPc que ocasionará a vasodilatação. Este mecanismo é desencadeado por substâncias como a acetilcolina, que se liga a receptores M3 endoteliais, levando ao relaxamento da musculatura vascular.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: